Página Inicial da Carta de Serviços

TRE-CE - Carta de Serviços ao Cidadão - Campanha de educação política e de alistamento eleitoral

Campanha de educação política e de alistamento eleitoral

Descrição

Realização de campanha de educação política e de alistamento eleitoral, visando estimular a reflexão da juventude sobre eleições, democracia, participação política, voto consciente, desinformação, além de estimular a inscrição e a participação eleitoral de jovens que completem 16 anos de idade até a data do pleito.

A campanha é ação integrante do Programa Eleitor do Futuro.

Público

Jovens e, especialmente, adolescentes estudantes que completem 16 anos de idade até a data da eleição subsequente, matriculados(as) em escolas públicas e particulares do estado do Ceará.

Requisitos

  • Ser estudante regularmente matriculado(a) nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares do Estado;
  • Ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a).

Documentos

  • Certidão de nascimento ou carteira de identidade dos(as) estudantes.

Outras informações

  • Os Cartórios eleitorais e as escolas participantes poderão realizar atividades de educação política (palestras, oficinas, debates etc.) por ensejo da campanha. Também existe a possibilidade de parceria com o Banco de Formadores(as) da Escola Judiciária Eleitoral.
  • Em 2024, o TRE-CE está realizando várias formações em instituições de ensino públicas e particulares do estado do Ceará, em formato presencial. As ações podem ser consultadas na aba "atividades realizadas" da página do Programa Eleitor do Futuro, no sítio eletrônico do TRE-CE.

Acesso ao serviço

  • O atendimento aos(às) estudantes alistandos(as) de 15, 16 e 17 anos acontece nos Cartórios Eleitorais, nas Centrais de Atendimento ao Eleitor, nas unidades descentralizadas, por aplicativo ou por meio de visita previamente agendada às escolas envolvidas, quando houver viabilidade. 

Solicitação de formações (palestras, oficinas, debates etc.)

  • A solicitação de formações (palestras, oficinas, debates etc.) poderá ser feita à Escola Judiciária Eleitoral Cearense, por meio do e-mail ejec@tre-ce.jus.br ou sepri@tre-ce.jus.br ou ainda diretamente ao Cartório Eleitoral da respectiva Zona Eleitoral.

Responsável pelo serviço

Escola Judiciária Eleitoral Cearense - EJEC e Cartórios Eleitorais.

última modificação 27.03.2024 08h56