6. Redes sociais

Compreendemos que a adoção de uma linguagem acessível nas redes sociais possibilita que as informações tratadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sejam disponibilizadas para todas as pessoas, com ou sem deficiência.

Como já observamos nas seções anteriores, um texto para ser acessível precisa seguir algumas recomendações e orientações técnicas. Entretanto, essas medidas não podem ser vistas como "um favor" ou mesmo como "um indicador atingido", mas sim como um direito de todas as pessoas à informação e à comunicação, como preceitua o Programa de Acessibilidade do TRE-CE.

Diante disso, iniciamos esse tópico com duas dicas importantes na escrita de textos para as redes sociais:

  • Ao escrever uma hashtag com palavras compostas ou frases, iniciar cada palavra com uma letra maiúscula como a frase Fique Em Casa: #FiqueEmCasa ao invés de #fiqueemcasa, porque, se forem todas minúsculas, o leitor de tela vai ler letra por letra e pode causar confusão. Essa técnica é chamada CamelCase;
  • Evitar usar caracteres especiais ou emojis manuais como (\_(?)_/¯, <3, s2, :3 e :) pois o leitor de tela vai ler ":)" como "dois pontos e um parêntese". Recomendamos o uso do próprio emoji.

A seguir veremos as peculiaridades de cada rede social utilizada para divulgação das notícias do Tribunal.

6.1 WhatsApp

O aplicativo ainda não conta com recurso de texto alternativo, portanto, ao utilizar imagens, figurinhas e gifs em uma conversa com pessoas que tenham deficiência visual ou baixa visão, procure fazer a descrição, de forma objetiva, por escrito ou por áudio.

Orientamos também que ao participar de grupos de WhatsApp com pessoas que possuam deficiência auditiva, use textos escritos.

6.2 Facebook

Imagens

  • Ao publicar uma imagem no Facebook, insira a descrição da imagem na legenda, após a nuvem de hashtags e da #PraTodoMundoVer; bem como no texto alternativo;
  • No texto alternativo, não utilize #PraTodoMundoVer ou hashtags semelhantes. Insira apenas a descrição da imagem;
  • O texto alternativo fica visível apenas para quem utiliza leitor de tela, ou em casos de queda de conexão da internet;
  • Não há limite de caracteres para o texto alternativo, mas recomenda-se que a descrição seja a mais objetiva possível.

Texto alternativo: Como inserir?

Para incluir texto alternativo na imagem:

  • No desktop, há a opção de publicar pelo Facebook ou Estúdio de criação. No Facebook, clique no canto superior direito da imagem, no botão "editar" e, depois, em texto alternativo. Descreva a imagem e salve. No Estúdio de criação, após adicionar a imagem, clique no botão com desenho de lápis, ao lado da imagem carregada, e depois texto alternativo. Descreva a imagem e salve;
  • No celular, não há opção para colocar texto alternativo.

Para editar texto alternativo, após publicação da imagem:

  • No desktop, clique nos três pontinhos ao lado do nome de perfil e, posteriormente, em "alterar texto alternativo". Descreva o texto na caixa de seleção que aparecerá e, posteriormente, clique em salvar;
  • No celular, clique na imagem, em seguida nos três pontinhos na parte superior direita da tela e, após, em "Editar texto alternativo". Descreva o texto na caixa de seleção que aparecerá e, posteriormente, clique em salvar.

Vídeos

Ao postar vídeos no Facebook, a própria ferramenta permite gerenciar a legenda do vídeo. Em "Legendas e legendas fechadas (CC)", é possível gerar legendas automáticas em diversos idiomas, carregar ou escrever legendas e, ainda, editá-las.

Vamos praticar?

  • Clique em "Analisar e editar";
  • A cada "frame", ajuste o texto de legenda e depois clique em "Salvar";
  • Caso o vídeo já tenha legenda ou Libras, não é necessário inserir a legenda do Facebook;

Atenção! Na publicação de vídeo, o Facebook não possibilita a inserção de texto alternativo. Por isso, utilizar a #PraTodoMundoVer na legenda do post, descrevendo, sucintamente, as imagens do vídeo.

6.3 Instagram

Imagens

  • Ao publicar imagens no Instagram, insira a descrição da imagem na legenda, após a nuvem de hashtags e da #PraTodoMundoVer; bem como no texto alternativo;
  • Não utilize #PraTodoMundoVer ou hashtags semelhantes. Insira apenas a descrição da imagem;
  • Não há limite de caracteres para o texto alternativo, mas recomenda-se que a descrição seja a mais objetiva possível;
  • O texto da legenda em um post do Instagram tem o limite de 2.200 caracteres. No caso de uma legenda extensa, recomenda-se adicionar após a #PraTodoMundoVer a expressão: Descrição do card em texto alternativo. A descrição da imagem pode constar somente no texto alternativo.

Como inserir um texto alternativo no Instagram:

  • Ao publicar pelo Estúdio de Criação do Instagram, para inserir no texto alternativo, clique em "Configurações avançadas", no lado direito da tela;
  • Ao publicar pelo computador, no espaço de publicação, clique em "Acessibilidade", na parte inferior, e incluir a descrição da imagem;
  • Ao publicar pelo celular, clique no fim da tela, em "Configurações avançadas"; em seguida, em "Escrever texto alternativo", também no fim da página;
  • Descreva o texto na caixa de seleção que surgir e, posteriormente, clique no sinal azul, no canto superior direito da tela;
  • Para editar o texto alternativo de uma imagem, no celular, clique nos três pontinhos localizados no canto superior direito da foto; em seguida, selecione "Editar"; no canto inferior direito da foto, clique em "Editar texto alternativo".

Vídeos

Ao postar vídeos no IGTV do Instagram, a própria ferramenta dispõe de legendas automáticas.

Orientações para inclusão das descrições nas publicações dos vídeos:

  • Após inserir o vídeo e definir a capa, na página de opções a seguir, clique em "Configurações avançadas", no fim da tela e, em seguida, ative a opção "Legendas geradas automaticamente";
  • As legendas são geradas automaticamente por um sistema de inteligência artificial. Isso significa que, por ser um sistema automático, alguns erros de transcrição podem acontecer;
  • Após publicado, aguarde alguns minutos até que a legenda apareça;
  • Para vídeos com duração de até 60 minutos, recomenda-se a legendagem utilizando aplicativos, como CapCut ou outros;
  • Caso o vídeo já tenha legenda ou Libras, não é necessário inserir a legenda do Instagram;
  • Na publicação de vídeo, o Instagram não dispõe de texto alternativo. Por isso, é importante acrescentar na legenda do post a #PraTodoMundoVer com a descrição de cenários, pessoas, textos e qualquer outro elemento importante do vídeo;
  • Ao publicar vídeos pelo computador, no espaço de publicação, é possível inserir a descrição do vídeo em texto alternativo. Clique em "Acessibilidade", na parte inferior, e inclua a descrição das imagens. Também é possível ativar para gerar legendas automaticamente.

Reels: como publicar?

  • Nos vídeos para o Reels, é importante colocar o vídeo para aparecer também no feed, a fim de que o recurso de acessibilidade leia a legenda completa. Quando o vídeo é colocado somente no Reels, o leitor de tela lê somente enquanto dura o vídeo;
  • Não há recurso de acessibilidade para imagens e vídeos publicados nos Stories. No caso de vídeos, recomenda-se que já sejam publicados legendados ou que se utilize o próprio recurso de texto dos Stories para legendar manualmente.

6.4 YouTube

Para publicação de vídeos na plataforma:

  • Ao inserir um vídeo no Youtube, após o upload, clique em "Próximo";
  • Em "Elementos do vídeo", clique em "Adicionar legendas";
  • No menu a seguir, você pode optar por enviar um arquivo, contendo o texto do que é dito no vídeo. Ao selecionar essa opção, selecione o tipo de arquivo da legenda: com marcação de tempo ou sem. Alguns arquivos também incluem informações sobre a posição e o estilo, o que é útil principalmente para espectadores surdos ou com deficiência auditiva;
  • Outra opção é pela Sincronização automática. Digite ou cole uma transcrição completa do vídeo e as marcações de tempo serão configuradas automaticamente;
  • Você pode também digitar as legendas manualmente, enquanto assiste ao vídeo, podendo pausá-lo durante a digitação.

6.5 Twitter

Para publicação de imagem no Twitter:

  • Ao inserir uma imagem na plataforma, por meio de um computador, clique em "Adicionar descrição", logo abaixo da imagem;
  • Digite a descrição da imagem e clique no botão Salvar. Para editar a descrição, abra novamente a caixa de diálogo "Adicionar descrição" antes de publicar o Tweet. (O limite é de 1000 caracteres);
  • Pode-se adicionar uma descrição para cada imagem em um Tweet;
  • As descrições de imagens não podem ser adicionadas a vídeos;
  • A legenda no Twitter dispõe apenas de 280 caracteres, por isso, a descrição da imagem deve estar somente no texto alternativo;
  • Ao inserir uma imagem no Twitter pelo celular, clique em +ALT, que está dentro de um círculo preto sobre a imagem. No rodapé da página seguinte, digite a descrição da imagem, em seguida, clique em Concluído.
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última modificação 21/12/2022 11h28