5. Audiodescrição de imagens

Além de recursos para possibilitar a acessibilidade nos documentos digitais e digitalizados, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) também utiliza algumas práticas importantes para tornar a comunicação mais acessível e inclusiva, como a audiodescrição.

Este recurso assistivo é usado, desde 2020, pelo Tribunal nas notícias publicadas em suas plataformas digitais: intranet, site externo, Facebook, Instagram e Twitter.

Segundo a professora e audiodescritora Bell Machado (2021), a audiodescrição é um recurso de acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência visual, intelectual, déficit de atenção, disléxicos e idosos com baixa acuidade visual. Por meio das descrições das imagens em palavras, o recurso amplia o entendimento e o aumenta o repertório imagético das pessoas com deficiência visual, além de contribuir para o desenvolvimento de novas relações simbólicas, tão fundamentais para a fruição das artes.

5.1 Barreiras para compreensão de uma página

Antes de abordar como fazer a audiodescrição, é importante entender quais barreiras podem dificultar o acesso ao conteúdo de uma página (ENAP, 2020):

  • Imagens que não possuem texto alternativo, descrição;
  • Gráfico ou tabelas apenas em imagem, sem descrição adequada;
  • Vídeos que não possuem descrição textual ou sonora;
  • Tabelas que não fazem sentido quando lidas célula por célula ou em modo linearizado;
  • Formulários que não podem ser navegados;
  • Navegadores e ferramentas de autoria que não utilizam programas de interfaces padronizadas para o sistema operacional em que foram baseados;
  • Documentos formatados sem seguir os padrões WEB que podem dificultar a interpretação por leitores de tela;
  • Páginas com tamanhos de fontes que não podem ser aumentadas ou reduzidas facilmente; que são difíceis de navegar quando ampliadas devido à perda do conteúdo adjacente; ou que possuem pouco contraste;
  • Textos apresentados como imagens.

5.2 Dicas importantes

Nesse espaço, serão disponibilizadas algumas dicas de como fazer a audiodescrição de imagens estáticas e em movimento.

Acreditamos que um dos fundamentos básicos ao se fazer a descrição de imagens é a empatia.

Vamos praticar?

Características essenciais

Algumas características são essenciais na audiodescrição, como:

  • Escreva descrições que primam pela clareza e pela objetividade;
  • Evite inferir ou interpretar, de forma a acrescentar, informações à imagem. Deixe que a pessoa tenha sua percepção ao ouvir/ler a descrição;
  • Sinalize o tipo de imagem que está sendo usada: foto, banner, card, ilustração;
  • Lembre-se de descrever a imagem, da esquerda para direita e de cima para baixo. Exceção: quando for necessário dar ênfase a algum aspecto da arte que seja mais importante;
  • Identifique as cores utilizadas na imagem (descreva as tonalidades: azul-escuro, verde-claro);
  • Procure descrever os elementos de um determinado ponto da imagem e só depois passar para o próximo ponto. É importante criar uma sequência;
  • Descreva em períodos curtos;
  • Evite a expressão "veste", pois passa a ideia do ato de vestir. É aconselhável substituir por usa, traja;
  • Use artigos definidos quando as personagens da imagem já forem conhecidas;
  • Utilize o tempo verbal no presente;
  • Use verbos de ação e evite verbos no gerúndio;
  • Observe que existem informações que podem ser omitidas, pois não prejudicam a descrição;
  • Verifique se na AD estão elementos importantes, como títulos que estão sendo descritos (nome do livro, da palestra, data e horários dos eventos...);
  • Priorize as informações importantes do evento (palestra, curso, live...) antes de descrever a imagem, como nome do evento, data, local.

Descrição de pessoas

Ao descrever pessoas, é importante observar algumas características, como:

  • Faixa etária: informar o grupo aproximado no qual a pessoa está inserida - se é criança, jovem, idosa;
  • Cor da pele;
  • Cabelos: cor (castanhos, pretos, loiros, brancos, grisalhos, ruivos), textura (liso, ondulado) e cumprimento (curtos, longos, na altura dos ombros);
  • Olhos: cor (azuis, verdes, pretos); tamanho (pequenos, grandes);
  • Rosto (ovalado, quadrado, redondo). É importante destacar algum traço marcante, como as "covinhas no rosto";
  • Nariz (arrebitado, fino, grande, pequeno);
  • Boca (lábios finos, lábios grossos);
  • Roupas e acessórios: se usa chapéu, boné, colete, camiseta, saia, vestido, calça, terno, bermuda, roupão de banho, biquíni, chinelo, sunga, sapato, tênis, sandália.

É válido ressaltar que a descrição das pessoas deve seguir uma sequência: de preferência descrever primeiro o tom de pele, as características do rosto (seguir a orientação de cima para baixo: cabelos, formato dos rosto, olhos, nariz, boca...) e as roupas.

Descrição de paisagens

Ao descrever paisagens, devemos observar alguns pontos relevantes, como:

  • Mencionar (quando possível) o enquadramento de câmera em fotos (vista aérea, vista frontal, visão lateral...);
  • Citar se o dia está claro, se é noite, se é um ambiente fechado;
  • Evitar descrições muito pormenorizadas dos elementos da paisagem;
  • Diferenciar paisagens urbanas das rurais e marítimas, citando os elementos típicos de cada uma: a arquitetura, a pavimentação das ruas, a vestimenta das pessoas, os carros, por exemplo.

Como descrever cards de eventos

Para descrever cards de eventos, é importante não misturar as informações. Essa ação dificulta a transmissão da mensagem e deixará a leitura enfadonha. Abaixo, traremos algumas sugestões:

  • Colocar uma hashtag para marcar o início da descrição. No TRE-CE, utilizamos a hashtag #PraTodoMundoVer;
  • Listar as informações do evento, data/horário, participantes e local e só depois descrever a imagem, sinalizando em que local as informações estão localizadas na estrutura da arte.

Exemplos de audiodescrição

Banner padrão

Banner retangular de fundo branco. À esquerda, na parte superior e em letra cinza, a chamada: SJU informa sobre migração do; e, o complemento: PJe 2º grau, verde. No canto superior direito, logo do TRE-CE. Abaixo, dentro de um balão de fala tracejado verde, a logo do PJe.

#PraTodoMundoVer

Banner retangular de fundo branco. À esquerda, na parte superior e em letra cinza, a chamada: SJU informa sobre migração do; e, o complemento: PJe 2º grau, verde. No canto superior direito, logo do TRE-CE. Abaixo, dentro de um balão de fala tracejado verde, a logo do PJe.

Banner com imagens de pessoas

Evento: Live ?Os desafios da cidadania protagonista?Data e horário: 17/09, às 10hPalestrante: Patrícia Minami, chefe de cartório da 28ª Zona Eleitoral (Juazeiro do Norte)Transmissão: Canal do TRE-CE, no YouTube.Banner com fundo rosa. No canto superior esquerdo, X Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral, em caixa alta e azul. O algarismo romano X está em 3D com bordas rosa e azul. Na parte central, sobre uma tarja rosa, em caixa alta e em letras azuis, a palavra: Live. Abaixo, título do evento: ?Os desafios da cidadania protagonista?, em caixa alta e azul; seguido pelos complementos: data, horário e canal de transmissão da Live, sobre uma tarja rosa. À direita, na parte superior, foto de perfil, nome e funções da palestrante Patrícia Minami. Ela tem cabelos castanhos, cacheados e na altura dos ombros. Usa blazer preto. Na parte inferior direita do banner, as identidades visuais do TRE-CE, da EJE e da SEDUC.

#PraTodoMundoVer

Evento: Live "Os desafios da cidadania protagonista"

Data e horário: 17/09, às 10h

Palestrante: Patrícia Minami, chefe de cartório da 28ª Zona Eleitoral (Juazeiro do Norte)

Transmissão: Canal do TRE-CE, no YouTube

Banner com fundo rosa. No canto superior esquerdo, X Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral, em caixa alta e azul. O algarismo romano X está em 3D com bordas rosa e azul. Na parte central, sobre uma tarja rosa, em caixa alta e em letras azuis, a palavra: Live. Abaixo, título do evento: "Os desafios da cidadania protagonista", em caixa alta e azul; seguido pelos complementos: data, horário e canal de transmissão da Live, sobre uma tarja rosa. À direita, na parte superior, foto de perfil, nome e funções da palestrante Patrícia Minami. Ela tem cabelos castanhos, cacheados e na altura dos ombros. Usa blazer preto. Na parte inferior direita do banner, as identidades visuais do TRE-CE, da EJE e da SEDUC.

Card

Card com fundo verde-escuro. À esquerda, na parte superior, sobre uma tarja que simula fita crepe, #SextaCultural, na cor verde-escuro. Ainda na parte superior, à direita, logo do TRE-CE. Abaixo, a chamada: Vai uma dica aí?!, bege. No centro do card, à esquerda, capa do livro: Saindo da Caverna:  como enfrentar a depressão. A capa apresenta, no plano de fundo, o desenho de um cenário em que temos o sol amarelo, nuvens brancas, árvore marrom e uma pessoa, em pé, olhando para o horizonte. No rodapé da capa, o título do livro e o nome do autor. No canto inferior esquerdo da capa do livro, ilustração de um balde de pipoca com listras verticais brancas e vermelhas. À direita da capa do livro, o título bege e branco. Abaixo, Indicado por Antônio Éder Ferreira Lima, servidor da 19ª ZE (Tauá), em letras brancas.

#PraTodoMundoVer

Card com fundo verde-escuro. À esquerda, na parte superior, sobre uma tarja que simula fita crepe, #SextaCultural, na cor verde-escuro. Ainda na parte superior, à direita, logo do TRE-CE. Abaixo, a chamada: Vai uma dica aí?!, bege. No centro do card, à esquerda, capa do livro: Saindo da Caverna: como enfrentar a depressão. A capa apresenta, no plano de fundo, o desenho de um cenário em que temos o sol amarelo, nuvens brancas, árvore marrom e uma pessoa, em pé, olhando para o horizonte. No rodapé da capa, o título do livro e o nome do autor. No canto inferior esquerdo da capa do livro, ilustração de um balde de pipoca com listras verticais brancas e vermelhas. À direita da capa do livro, o título bege e branco. Abaixo, Indicado por Antônio Éder Ferreira Lima, servidor da 19ª ZE (Tauá), em letras brancas.

Card com imagens de pessoas

Card de fundo roxo. Na parte superior, ilustração de uma câmera amarela com a palavra live sobre ela, em caixa alta, roxa. Ao lado, em letras cursivas amarelas, a chamada: Mulheres nos partidos políticos: por cotas reais. No centro do card, mosaico com quatro fotos das palestrantes. De cima para baixo e da esquerda para a direita: Roberta Laena, juíza Bruna Rodrigues, Letícia Priante e Adriana Alcântara. Elas sorriem na foto. No canto inferior direito do card, os logos da CPFem e do TRE-CE.

#PraTodoMundoVer

Card de fundo roxo. Na parte superior, ilustração de uma câmera amarela com a palavra live sobre ela, em caixa alta, roxa. Ao lado, em letras cursivas amarelas, a chamada: Mulheres nos partidos políticos: por cotas reais. No centro do card, mosaico com quatro fotos das palestrantes. De cima para baixo e da esquerda para a direita: Roberta Laena, juíza Bruna Rodrigues, Letícia Priante e Adriana Alcântara. Elas sorriem na foto. No canto inferior direito do card, os logos da CPFem e do TRE-CE.

Foto

Foto registrada na Sala de Sessões do TRE-CE. Na imagem, ao fundo, os membros do Pleno. Na parte central, o desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto. À esquerda do desembargador, o diretor-geral do TRE-CE, Hugo Pereira; o juiz Roberto Viana; o juiz David Sombra; o juiz George Marmelstein, e, à direita do desembargador, a procuradora regional eleitoral Lívia Maria de Sousa, o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, o juiz Eduardo Scorsafava e a juíza Kamile Castro.

#PraTodoMundoVer

Foto registrada na Sala de Sessões do TRE-CE. Na imagem, ao fundo, os membros do Pleno. Na parte central, o desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto. À esquerda do desembargador, o diretor-geral do TRE-CE, Hugo Pereira; o juiz Roberto Viana; o juiz David Sombra; o juiz George Marmelstein, e, à direita do desembargador, a procuradora regional eleitoral Lívia Maria de Sousa, o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, o juiz Eduardo Scorsafava e a juíza Kamile Castro.

Organograma

Organograma parcial do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Na imagem, gráfico com retângulos, distribuídos verticalmente e ligados por linhas que representam a comunicação e a hierarquia das unidades do Tribunal. A Presidência ocupa o primeiro nível do organograma (primeira hierarquia). No segundo nível, partindo do retângulo da Presidência, sai uma linha que será dividida para se ligar, à esquerda, de cima para baixo: a Juízes; à Assessoria dos Juízes (ASJU1, ASJU2, ASJU3, AAJU4 e ASJU5); à Ouvidoria Regional Eleitoral (Ouvir); ao Gabinete da Presidência e à Assessoria Jurídica da Presidência. À direita e também ligadas à Presidência, de cima para baixo: a Corregedoria Regional Eleitoral (CRE); a Diretoria do Fórum Eleitoral Des. Péricles Ribeiro (Difor); a Escola Judiciária Eleitoral (EJE); a Secretaria de Controle Interno e Auditoria (SCI) e a Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial (ASCOM). Na parte inferior central do organograma, partindo diretamente da Presidência, a Diretoria Geral.

#PraTodoMundoVer

Organograma parcial do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Na imagem, gráfico com retângulos, distribuídos verticalmente e ligados por linhas que representam a comunicação e a hierarquia das unidades do Tribunal. A Presidência ocupa o primeiro nível do organograma (primeira hierarquia). No segundo nível, partindo do retângulo da Presidência, sai uma linha que será dividida para se ligar, à esquerda, de cima para baixo: a Juízes; à Assessoria dos Juízes (ASJU1, ASJU2, ASJU3, AAJU4 e ASJU5); à Ouvidoria Regional Eleitoral (Ouvir); ao Gabinete da Presidência e à Assessoria Jurídica da Presidência. À direita e também ligadas à Presidência, de cima para baixo: a Corregedoria Regional Eleitoral (CRE); a Diretoria do Fórum Eleitoral Des. Péricles Ribeiro (Difor); a Escola Judiciária Eleitoral (EJE); a Secretaria de Controle Interno e Auditoria (SCI) e a Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial (ASCOM). Na parte inferior central do organograma, partindo diretamente da Presidência, a Diretoria Geral.

Gráfico de barra

 Gráfico de barra intitulado "Coleta Seletiva TSE - 2020, total de resíduos por tipo de material", com a distribuição dos resíduos recicláveis oriundos da coleta seletiva do TSE em 2020, em que cada material é representado por uma coluna colorida, contendo o quantitativo anual em sua parte superior.Em azul-marinho, está sinalizado o total de 7.678,9kg de papel; em laranja, o total de 594,9kg de plástico; em cinza, o total de 237,6kg de metal; em amarelo, o total de 241,4kg de isopor e, em azul-claro, o total de 190,4kg de vidro.

#PraTodoMundoVer

Gráfico de barra intitulado "Coleta Seletiva TSE - 2020, total de resíduos por tipo de material", com a distribuição dos resíduos recicláveis oriundos da coleta seletiva do TSE em 2020, em que cada material é representado por uma coluna colorida, contendo o quantitativo anual em sua parte superior. Em azul-marinho, está sinalizado o total de 7.678,9kg de papel; em laranja, o total de 594,9kg de plástico; em cinza, o total de 237,6kg de metal; em amarelo, o total de 241,4kg de isopor e, em azul-claro, o total de 190,4kg de vidro.

Fonte: TSE

Gráfico pizza

Gráfico pizza intitulado ?Destinação por tipo de Material?, com a distribuição dos resíduos recicláveis oriundos da coleta seletiva do TSE em 2020, em que cada material é representado por um setor circular colorido, contendo o seu percentual representativo em relação ao total destinado às cooperativas no período. O setor em azul-marinho apresenta o valor de 86% para papel; em laranja, 6% para plástico; em cinza, 3% para metal; em amarelo, 3% para isopor, e, em azul-claro, 2% para vidro.

#PraTodoMundoVer

Gráfico pizza intitulado "Destinação por tipo de Material", com a distribuição dos resíduos recicláveis oriundos da coleta seletiva do TSE em 2020, em que cada material é representado por um setor circular colorido, contendo o seu percentual representativo em relação ao total destinado às cooperativas no período. O setor em azul-marinho apresenta o valor de 86% para papel; em laranja, 6% para plástico; em cinza, 3% para metal; em amarelo, 3% para isopor, e, em azul-claro, 2% para vidro.

Fonte: TSE

Figurinhas

Hoje é muito comum o uso de figurinhas nos aplicativos de mensagens instantâneas. Muitas vezes, são usadas para complementar ou até mesmo reforçar o sentido de uma palavra, uma frase ou mesmo expressar um sentimento. Entretanto, são necessárias algumas medidas para usá-las de forma acessível e inclusiva.

É importante destacar que os conteúdos das figurinhas não são identificadas por leitores de tela. Dessa forma, a pessoa com deficiência visual que recebeu uma figurinha, não saberá do que se trata. "Se for enviar uma figurinha para uma pessoa com deficiência ou grupo em que há pessoas com deficiência visual, sempre envie junto uma breve descrição" (BRAILLE, 2021).

Logo TRE-CE na cor branca
última modificação 21/12/2022 11h28