Apresentação

Acessibilidade é assunto de suma importância no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Temos a Comissão Permanente de Cidadania, Acessibilidade e Inclusão (CPCAI), que atua, diuturnamente, na redução das barreiras urbanísticas, arquitetônicas, atitudinais, tecnológicas e na informação, a fim de promover o amplo e irrestrito acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, nos públicos internos e externos, dos espaços físicos e virtuais ou dos serviços da Justiça Eleitoral no Ceará.

Nesse trabalho, a CPCAI identificou a necessidade de formação de manual voltado à redução de obstáculos na comunicação. Para isso, o TRE-CE instituiu Grupo de Trabalho com o objetivo de elaborar o presente Manual de Comunicação Acessível.

A iniciativa visa à adequação dos nossos conteúdos a uma linguagem acessível com o devido aproveitamento dos recursos tecnológicos existentes e à minimização das barreiras comunicacionais em e-mails, documentos digitalizados e nato digitais; bem como nas publicações em mídias sociais, na intranet e na internet.

Para sua elaboração, o Grupo de Trabalho teve a colaboração de Grupos Focais de pessoas com deficiência do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES) e da Sociedade de Assistência aos Cegos/Instituto Hélio Góes (SAC/IHG). Agradeço a relevante participação dessas pessoas, que com suas experiências e percepções, auxiliaram na construção das diretrizes do Manual.

O conteúdo traz a contextualização geral, com normas de defesa das pessoas com deficiência e informações sobre o Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral no Ceará. Em seguida, é abordada a conceituação de tipos de deficiência.

Este manual detalha como produzir documentos digitais acessíveis; acessibilidade na escrita web; audiodescrição de imagens; acessibilidade nas redes sociais; por fim, glossário acessível e inclusivo.

O material está disponível na intranet e na internet do TRE-CE e deve ser seguido por todas as áreas. Que este documento seja mais um passo frutuoso na longa estrada a percorrer em busca da plena acessibilidade dos trabalhos da Justiça Eleitoral, propiciando inclusão e cidadania a nossas eleitoras e nossos eleitores.

Desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto
Presidente do TRE-CE

Logo TRE-CE na cor branca
última modificação 25/07/2022 10:54