4. Acessibilidade na escrita web

As orientações apresentadas a seguir devem ser seguidas pelas editoras e editores do TRE-CE, a fim de tornar a leitura e a navegação acessíveis para as pessoas usuárias de nossas plataformas digitais.

4.1 Texto

Inteligibilidade

  • Utilizar sentenças estruturadas de modo simplificado para facilitar a compreensão (sujeito, verbo e objeto, preferencialmente);
  • Dividir sentenças longas em sentenças mais curtas;
  • Evitar o uso de jargão, expressões regionais ou termos especializados ou difíceis de pronunciar que possam não ser claros para todas as pessoas;
  • Evitar o uso de metáforas, pois pessoas com algum grau de autismo assimilam informações de forma literal;
  • Utilizar palavras comuns no lugar de outras pouco familiares;
  • Utilizar, preferencialmente, a voz ativa;
  • Disponibilizar explicação que identifique a forma completa ou o significado das abreviaturas e siglas;
  • Definir por meio de um texto adjacente, lista de definições ou glossário, as palavras que podem ser ambíguas, desconhecidas ou utilizadas de forma muito específica;
  • Evitar o uso desnecessário de palavras com todas as letras maiúsculas, pois atrapalha quem tem dificuldade de leitura.

Formatação

  • Não utilizar unicamente características sensoriais, como cor, tamanho e formatação da fonte (negrito, itálico, sublinhado) para transmitir informações, indicar uma ação, pedir uma resposta à(ao) usuária(o) ou distinguir um elemento visual, pois essas distinções são irrelevantes para os leitores de tela. Em formulário, por exemplo, não destacar nomes em cores diferentes para indicar campos obrigatórios;
  • Não utilizar fontes estilizadas, principalmente fontes com serifa, pois dificultam a leitura para todas as pessoas, ou até impossibilitam a compreensão de usuária(o)s com baixa visão;
  • É recomendável utilizar textos alinhados apenas à esquerda. Textos justificados geram espaços irregulares entre as palavras, que criam falsas pausas na leitura, dificultando o entendimento para pessoas disléxicas. Além disso, a ausência de alinhamento da margem direita pode facilitar a mudança de linhas durante a leitura, principalmente em textos longos.

Flexão de gênero

  • Privilegiar a inserção de feminino + masculino, nessa ordem e no plural. Exemplo: "Eleitoras e eleitores que não justificaram" ou as(os) eleitoras(es);
  • Utilizar, preferencialmente, palavras neutras como eleitorado, voluntariado, candidatura e população;
  • Utilizar a palavra "pessoa" e "quem" no lugar de substantivo masculino. Exemplo: "Para quem ainda não justificou";
  • Observar a necessidade de usar artigos definidos nas frases, pois ao usá-los é obrigatório flexioná-los. Orientamos que em vez de usar "Os(As) jovens podem solicitar o alistamento", busque a forma neutra: "Jovens podem solicitar o alistamento";
  • Evitar termos como "tod@s", "todes", "todxs" em busca de uma linguagem mais inclusiva, pois pode dificultar a leitura para alguns usuária(o)s, devido à utilização de @, x e/ou e no meio de palavras.

Link

  • Usar links para complementar uma informação, nunca para mudar o assunto e dispersar a(o) usuária(o). Links para assuntos correlatos devem aparecer após o texto;
  • Não utilizar a mesma descrição para dois ou mais links que apontem para destinos diferentes. Porém, links que remetem ao mesmo destino devem ter a mesma descrição;
  • Evitar links do tipo "clique aqui" ou "veja mais", pois essas expressões não são úteis para as pessoas que utilizam leitor de tela na navegação exclusivamente por links. Recomenda-se usar a palavra "clique" seguida do assunto para facilitar o acesso também às pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva. Por exemplo: "Clique para acessar a lista de municípios com biometria no Ceará";
  • Prefira usar o link dentro de uma expressão "Acesse o site do TRE-CE". Orientamos não disponibilizar diretamente a URL no texto do link como "Acesse o site do TRE-CE no link http://www.tre-ce.jus.br", salvo em situações em que o acesso não seja possível clicando no link e as pessoas tenham que copiar a URL para inseri-la no navegador;
  • Links para arquivos, áudios e vídeos para download devem informar a extensão e o tamanho do arquivo no próprio texto do link (Exemplo: Formato pdf, 1.2Mb). Orientamos que sejam abertos em uma nova janela, marcando a opção "Abrir numa nova janela"; 
  • No Plone, o atributo "Título do link" sempre deve ser preenchido com a descrição única do link. Essa informação é mostrada quando o mouse passa em cima do link e aparece para os leitores de tela;
  • Links para sites externos devem ser informados no atributo do Plone "título do link" e abertos em uma nova janela, marcando a opção "Abrir numa nova janela". Por exemplo: 

4.2 Elemento não textual

  • Elementos não textuais, como imagens e sons, devem ser descritos em texto. O equivalente textual tem a função de traduzir em texto, de forma clara, objetiva e simples, a imagem ou som;
  • O texto alternativo de uma imagem não deve repetir informações já apresentadas no texto;
  • Inserir uma descrição sucinta para todas as imagens, usando o campo apropriado do Plone. Ela corresponde ao texto alternativo que aparecerá apenas para os leitores de tela;
  • A descrição pode ser um pouco mais extensa se tiver o objetivo de trabalhar palavra-chave para ser indexada pelos mecanismos de busca ou no caso de gráficos, mapas ou imagens com informações relevantes que precisem de descrição mais detalhada;
  • Incluir legenda e janela com intérpretes de Libras nos vídeos para permitir o acesso mais amplo às pessoas surdas não oralizadas e alfabetizadas, ou seja, surdas(os) que só sinalizam a Língua de Sinais de seu estado ou país.

Acesse o tópico 5.2 "Audiodescrição de imagens: dicas importantes" para obter mais informações sobre a descrição de elementos não textuais. 

4.3 Sítios intranet e internet

Página principal

  • Os títulos devem ser objetivos, precisam incluir a palavra-chave que define a informação. É melhor usar "Balcão virtual está disponível nos Cartórios Eleitorais" do que "Novo serviço vai melhorar o atendimento nos Cartórios Eleitorais";
  • Os destaques podem conter, além do título, texto, imagem e legenda para chamar mais atenção. Cada elemento deve acrescentar dados novos sobre a informação visando aumentar o interesse sobre o assunto para pessoas usuárias. No nosso exemplo, pode-se usar "A ferramenta se destina ao atendimento, por videoconferência, de questões...".

Páginas internas

  • O título do texto deve repetir a palavra-chave do seu título de destaque a fim de garantir a conexão entre as páginas. O título do texto pode ser "Conheça o novo serviço de Balcão virtual";
  • O texto deve abordar os aspectos mais relevantes nas primeiras linhas. Seguindo nosso exemplo: "Buscando melhorar a prestação de seus serviços (porquê) o TRE-CE (quem) disponibiliza para o eleitorado cearense o atendimento por videoconferência (o quê) nos cartórios eleitorais do estado a partir de 1º de junho (quando), através dos números de telefone vinculados à plataforma WhastApp Business (como) disponíveis no site www.tre-ce.jus.br (onde)";
  • O texto principal deve ser estruturado semanticamente em título, subtítulos e parágrafos, a fim de que a informação seja assimilada de forma lógica pelas ferramentas de leitura;
  • Cada parágrafo deve abordar apenas uma ideia, a fim de facilitar a leitura e a compreensão. Os parágrafos seguintes devem informar mais detalhes sobre os aspectos apresentados no primeiro parágrafo;
  • É recomendável estruturar o conteúdo em listas de itens em vez de texto corrido para facilitar a visualização. Os itens devem ter ponto e vírgula ao final de cada linha e ponto final no último. Por exemplo:

    O alistamento eleitoral é facultativo aos:
    - analfabetos;
    - maiores de 70 (setenta) anos;
    - maiores de 16 (dezesseis) e menores de 18 (dezoito) anos.

Estrutura de títulos e subtítulos

  • Utilizar os estilos "Título" e "Subtítulo" adequadamente nos textos para garantir a acessibilidade das páginas web. Assim, as pessoas que utilizam leitor de tela conseguem navegar entre títulos e subtítulos de mesmo nível;
  • Não utilizar negrito para dar destaque a subtítulos, utilizar os estilos "Título" ou "Subtítulo" disponíveis no editor do Plone;
  • Utilizar os diferentes tipos de conteúdo com a semântica correta. Há elementos apropriados para cabeçalhos, hiperlinks, formulários, tabelas nas páginas web. Dessa forma, todos os elementos da página serão compreensíveis tanto para pessoas como lidos por leitores de tela.

Tabelas

  • Usar tabelas para apresentação de dados tabulares e não para diagramação dos elementos visuais das páginas, pois os leitores de tela não leem a tela, eles decodificam o seu código HTML;
  • Evitar o uso de colunas com células vazias, pois atrapalham a leitura dos dados pelos leitores de tela;
  • Sempre que possível as tabelas complexas devem ser divididas em tabelas simples, pois mesmo com todos os elementos que proporcionem a acessibilidade, tabelas complexas são de difícil compreensão para a pessoa que utiliza leitores de tela.
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última modificação 24/04/2024 13h34