alternative

Medalha do Mérito Eleitoral Des. Faustino de Albuquerque e Sousa

 

A Medalha do Mérito Eleitoral Des. Faustino de Albuquerque e Sousa foi instituída em 1998 mediante Resolução do TRE-CE com o objetivo de agraciar personalidades, magistrados, servidores e entidades credoras do reconhecimento deste Tribunal.

A autoridade escolhida para dar nome à medalha teve como motivador o fato de ter sido o Des. Faustino de Albuquerque e Sousa quem presidiu o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará em três dos mais importantes momentos de sua história. Foi ele quem presidiu à sessão de instalação do TRE-CE em 2 de agosto de 193; a última sessão, quando da extinção da Justiça Eleitoral, em 16 de novembro de 1937 e, por fim, sua sessão de reinstalação em 9 de junho de 1945, por ocasião do restabelecimento da Justiça Eleitoral.

A primeira outorga da medalha ocorreu em 1999. Desde então, foram agraciados ministros, desembargadores, juízes, procuradores eleitorais, jornalistas, servidores e outras tantas pessoas que têm, de alguma forma, contribuído para o aperfeiçoamento e enaltecimento da Justiça Eleitoral no Estado do Ceará.

Normativos:

Resolução TRE-CE n° 143/1998 (Revogada): Dispõe sobre a instituição da Medalha do Mérito Eleitoral.

Resolução TRE-CE n° 223/2003: Institui a Medalha do Mérito Eleitoral Desembargador Faustino de Albuquerque e Souza.

Resolução TRE-CE n° 224/2003: Dispõe sobre a escolha dos agraciados com a Medalha do Mérito Eleitoral Desembargador Faustino de Albuquerque e Souza no ano de 2003.

Centro de Memória da Justiça Eleitoral do Ceará

Seção de Biblioteca e Memória Eleitoral
Tribunal Regional Eleitoral do Ceará
Rua Jaime Benévolo, nº 21 - Centro
Andar térreo
Fortaleza-Ce

Horário de funcionamento: de 8 às 14 horas

Atenção: Em razão da pandemia, a visitação ao Centro de Memória está temporariamente suspensa.

Fale conosco:

sebim@tre-ce.jus.br
(85) 3453.3874

Mérito eleitoral

Resoluções

Congratulados

Fotos

Zonas eleitorais

Histórico

Fotos

Livro