alternative

História do Centro de Memória

Histórico

Em 2003, se começou a pensar, no âmbito da Seção de Biblioteca do TRE-CE, na possibilidade de criação de um Centro de Memória Eleitoral, onde pudessem ser expostos documentos, objetos e mobiliários de valor histórico.

No ano seguinte, foi publicada a Resolução TRE-CE n.º 238 (8 de março de 2004, alterada pela Res. n.º 479, de 15.2.2012), criando o Programa de Preservação da Memória da Justiça Eleitoral do Ceará, em cujo inciso V do parágrafo 5º era prevista a criação de um Centro de Memória da Justiça Eleitoral do Ceará. No dia 17 de dezembro do mesmo ano, foi inaugurado, junto às instalações da Seção de Biblioteca, o Centro de Memória Eleitoral do TRE-CE.

Alguns anos depois, o Centro de Memória Eleitoral ganhou um espaço maior, passando a ocupar uma sala no segundo andar do edifício sede do TRE. A inauguração do novo espaço ocorreu no dia 22 de setembro de 2014, durante a 8ª Primavera dos Museus, com a abertura da Exposição Machado de Assis e a Política. Na ocasião, os servidores José Heleno Pinto do Vale e João Mário Nepomuceno Vidal, caracterizados como personagens de época, apresentaram uma leitura dramática de uma crônica de Machado de Assis retratando o diálogo entre um candidato e um eleitor.

No ano seguinte, o Centro de Memória passou por nova mudança, passando a ocupar outro espaço, contíguo a biblioteca, no andar térreo da sede do TRE. A inauguração das novas instalações ocorreu no dia 18 de maio de 2015, por ocasião da 13ª Semana de Museus, com a abertura da exposição 'Ações para a sustentabilidade na construção da nova sede do TRE-CE'.

 

Normas:

Portaria TRE-CE n° 451 de 07 de julho de 2021: Institui o Centro de Memória da Justiça Eleitoral do Ceará, nos termos do Programa de Preservação da Memória da Justiça Eleitoral do Ceará.

 

Fotos

Inauguração do Centro de Memória Eleitoral

Autoridades e servidores presentes à inauguração do Centro de Memória Eleitoral em 17.12.2004.

Primeiras instalações do Centro de Memória Eleitoral do TRE-CE

Fotografia do centro de Memória Eleitoral na data da sua inauguração, 17.12.2004, localizado dentro da Seção de Biblioteca.

Primeira assinatura no livro de visitas do Centro de Memória Eleitoral

Coube ao des. Fernando Luiz Ximenes, presidente do TRE-CE por ocasião da inauguração do Centro de Memória Eleitoral, apor a primeira assinatura no livro de visitas.

Reinauguração do Centro de Memória Eleitoral e abertura da exposição "Machado de Assis e a Política" (1)

Em 2014, o Centro de Memória Eleitoral saiu da biblioteca, ganhando novas instalações, com um espaço maior em uma sala no segundo andar do prédio onde funciona o TRE-CE.

Reinauguração do Centro de Memória Eleitoral e abertura da exposição "Machado de Assis e a Política" (2)

O des. Francisco de Assis Filgueira, Diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Mendes discursa por ocasião da reinauguração do Centro de Memória Eleitoral.

Primeira assinatura no livro de visitas do Centro de Memória Eleitoral por ocasião da sua reinauguração

Coube à desa. Maria Iracema do Vale apor a primeira assinatura no livro de visitas do Centro de Memória Eleitoral por ocasião da sua reinauguração, ocorrida no dia 22.09.2014.

Exposição "Machado de Assis e a Política", aberta por ocasião da reinauguração do Centro de Memória Eleitoral

Na ocasião da reinauguração do Centro de Memória Eleitoral, foi aberta a exposição "Machado de Assis e a Política". Além de livros, foram preparados painéis com textos em que Machado de Assis fala de política.

Leitura dramática de uma crônica de Machado de Assis na reinauguração do Centro de Memória Eleitoral e abertura da exposição "Machado de Assis e a Política"

Na reinauguração do Centro de Memória Eleitoral, em que também foi realizada a exposição "Machado de Assis e a Política", os servidores José Heleno Pinto do vale e João Mário Nepomuceno Vidal, caracterizados como personagens de época, efetuaram uma leitura dramática de uma crônica do autor em que ele narra o encontro entre um candidato e um eleitor.

Inauguração do novo espaço onde o Centro de Memória Eleitoral passou a funcionar a partir de maio de 2015

A Juíza Dra. Joriza Magalhães Pinheiro, Diretora da Escola Judiciária Eleitoral, discursa por ocasião da inauguração das novas instalações do Centro de Memória Eleitoral. Na ocasião, foi aberta a exposição "Ações para a sustentabilidade na construção da nova sede do TRE-CE", como parte da programação da 13ª Semana de Museus.

Instalações atuais do Centro de Memória Eleitoral. Perspectiva 1

Centro de Memória Eleitoral visto sob a perspectiva da esquerda de quem entra.

 

Instalações atuais do Centro de Memória Eleitoral. Perspectiva 2

Centro de Memória Eleitoral visto sob a perspectiva da direita de quem entra.

Instalações atuais do Centro de Memória Eleitoral. Perspectiva 3

Centro de Memória Eleitoral visto sob a perspectiva oposta à entrada.

Centro de Memória da Justiça Eleitoral do Ceará

Seção de Biblioteca e Memória Eleitoral
Tribunal Regional Eleitoral do Ceará
Rua Jaime Benévolo, nº 21 - Centro
Andar térreo
Fortaleza-Ce

Horário de funcionamento: de 8 às 14 horas

Atenção: Em razão da pandemia, a visitação ao Centro de Memória está temporariamente suspensa.

Fale conosco:

sebim@tre-ce.jus.br
(85) 3453.3874

Mérito eleitoral

Resoluções

Congratulados

Fotos

Zonas eleitorais

Histórico

Fotos

Livro